NOTÍCIAS

Molhou o seu computador, tablet ou celular? Veja o que (não) fazer08/05/2012Se o seu aparelho molhou, é melhor que seja por uma água "limpa" -- de torneira, por exemplo. Segundo João Antônio Zuffo, professor da Poli-USP e coordenador-geral do Laboratório de Sistemas Integráveis da USP, quando o líquido não tem partículas, é mais fácil fazê-lo secar sem danificar o sistema elétrico do computador ou smartphone.

Quando o que molhou o aparelho foi um líquido "sujo" -- ou seja, algo que não seja água -- fica mais complicado resgatá-lo. O suco de laranja ou a água com sal, por exemplo, podem deixar resíduos dentro do aparelho depois que este secar. "Quanto mais suja a água, quanto mais conduinte tiver o líquido, mais ácida, pior para o aparelho", diz Nestor Oliveira, coordenador de Hardware da Impacta Certificação e Treinamento

Pois bem, o seu computador, tablet ou celular caiu na água? A primeira coisa a se fazer é desligá-lo. "É preciso desligá-lo na hora. Quanto mais rápido fizer isso, melhor para o aparelho", afirma Oliveira

A ideia é deixar que o aparelho seque naturalmente. Por isso, é bom que você deixe espaços para a entrada do ar. "Em celulares e notebooks, é possível abrir a parte da bateria e deixa o aparelho respirar melhor. É importante dar espaço para a água evaporar", diz Zuffo. Quando o aparelho seca de forma natural, a chances de ele voltar a funcionar são altas. "Em 95% dos casos o aparelho volta a funcionar normalmente", afirma Oliveira

Tentar recarregar a bateria, por sua vez, atrapalha todo o processo de secagem e pode danificar ainda mais o aparelho. "Se ele tiver algum curto interno, pode queimar a placa-mãe", diz Oliveira

Para Zuffo, a melhor maneira de se secar um aparelho eletrônico é deixá-lo ao sol em um ambiente seco. "O sol não aquece o aparelho em uma temperatura danosa para seu funcionamento", diz o professor. Ele indica também o uso de uma folha de papel sulfite para proteger o aparelho do contato direto com o Sol. Já Oliveira diz que é melhor que o eletrônico seque na sombra .

Para Oliveira, o secador de cabelo colocado em uma temperatura média pode ajudar a evaporação da água dentro do aparelho. "É importante que não esteja em temperatura alta. Ou então frita o aparelho", alerta o coordenador de Hardware da Impacta. Para saber se está muito quente, Zuffo dá uma boa dica: temperatura ruim para o eletrônico é aquela que queima o seu dedo.

Uma das primeiras dicas que aparecem quando você pesquisa "iPhone molhado" no Google é: coloque-o no arroz. De acordo com Oliveira, essa ação é perigosa para qualquer eletrônico molhado. Ele explica que resíduos do grão podem entrar no aparelho úmido e dificultar a sua secagem.

Se você não tem experiências, o melhor é não tentar desmontar o aparelho. Tanto Oliveira quanto Zuffo reiteram essa mensagem. Por mais que o eletrônico possa precisar de uma secagem interna, a desmontagem não deve ser feita por alguém que não conheça o assunto. Além de danificar as placas, a pessoa pode não saber como remontar o aparelho.

Depois de tudo isso, o aparelho ainda não ligou? Oliveira e Zuffo afirmam que a melhor coisa a se fazer é levá-lo na assistência técnica. "Quando cai muito líquido, é melhor que a pessoa leve para assistência técnica. Assim, poderá se fazer a desmontagem do computador", diz Oliveira.

Fonte: Uol Notícias - Tecnologia
© 2025 | Todos os direitos reservados.
Sites Gerenciáveis NEO Express